Visagismo – A arte de personalizar o sorriso

Visagismo - A arte de personalizar o sorriso

Se você quisesse mudar algo em seu Sorriso o que você mudaria?


O quanto a sua aparência facial diz sobre você? Já pensou nisso? Muita gente passa uma imagem que não reflete a sua personalidade, o que acaba atrapalhando as relações pessoais e profissionais.

É aí que entra o visagismo, técnica que pesquisa e propõe qual as melhores opções de feição ideal para cada pessoa. Ela é utilizada na Odontologia, já que os tratamentos dentários são essenciais para esses resultados.

Afinal, o que é visagismo?

Criado pelo artista plástico Philip Hallawell, o visagismo é uma arte que busca harmonizar a imagem de uma pessoa para que ela realmente demonstre a sua personalidade e o seu temperamento. O método pode transformar a vida de muita gente, já que pode ajudar, indiretamente, em ganhos para a carreira e para os relacionamentos.

O visagismo trabalha a aparência como um todo: pode indicar desde o melhor tipo de roupa e de corte de cabelo até a transformar o sorriso com o conhecimento e com os avanços tecnológicos da Odontologia, como detalharemos a seguir.

Qual é a sua relação com a Odontologia?

A estética facial passa pelo sorriso. Por isso, o visagismo se encaixa tão bem com a Odontologia. Para buscar um rosto harmônico, que reflita a personalidade do paciente, há diversas técnicas que podem ser realizadas no consultório do dentista.

Estamos falando de várias especialidades, como:

  • dentística;
  • ortodontia;
  • implantodontia;
  • e protética.

Para a correção do sorriso, o visagismo odontológico pode corrigir alguns problemas estéticos, como:

  • arcada com tamanho desarmônico à face;
  • ausência de dentes;
  • dentes curtos;
  • dentes desalinhados;
  • dentes escurecidos ou com manchas;
  • dentes fraturados;
  • dentes separados (diastema);
  • maloclusões ou mordida “torta”;
  • e sorriso gengival.

Além disso, os médicos são solicitados para aplicar a substância que paralisa a musculatura para fins estéticos, além de preenchedores, como o ácido hialurônico, que também podem ser utilizados no visagismo.

Como a técnica funciona?

Talvez você esteja pensando: “mas como o dentista vai conseguir chegar à minha ‘feição ideal’?”. Saiba que o visagismo é realmente personalizado para cada paciente e, por isso, segue algumas etapas.

Inicialmente, o dentista conversa com o paciente para saber como é sua personalidade e de que forma ele quer expressar isso por meio do seu rosto. Ou seja, o profissional precisa saber que objetivos e resultados a pessoa espera com as intervenções.

Depois, para fazer um diagnóstico exato, o profissional se vale de fotos intra e extrabucais, exames de radiografia, modelos de gesso das arcadas do paciente e até de vídeos em que ele apareça conversando. Dessa forma, é possível estabelecer um planejamento do melhor tratamento para ele.

 

Pode ser necessário, por exemplo, fazer um clareamento dental, realizar um tratamento ortodôntico, colocar facetas de porcelana ou lentes de contato dental etc. Tudo depende de cada caso. Mas, se o paciente rejeita o uso do aparelho fixo, temos o Invisalign.

Quais são os resultados esperados?

No visagismo, a Odontologia pode lhe ajudar a alcançar o melhor possível de um sorriso e rosto harmônicos, tudo muito natural, o que traz uma melhora na estética e, consequentemente, na autoestima e na qualidade de vida dos pacientes.

Os tratamentos dentários podem corrigir imperfeições e destacar as qualidades de uma pessoa por meio de sua aparência facial. O visagismo odontológico visa harmonizar o rosto e o sorriso de acordo com o temperamento de cada um.

São Miguel Pta | SP

Rua Arlindo Colaço, 328
2º - Andar, conj 24

Entre em contato

(11) 2956-4941/2033-0728
(11) 94714-1041

Atendimento

Segunda à Sexta-feira
08:30h às 18:30h

Agendamento

Solicite um agendamento agora mesmo