Tratamentos Estéticos

Lentes de contato de porcelana

As facetas de porcelana são utilizadas para modificar a forma, a cor e até mesmo o fechamento de espaços entre os dentes. Os laminados de porcelana são usados para o recobrimento do lado externo dos dentes, aderindo-se ao esmalte. Esse tipo de tratamento é um dos procedimentos estético mais procurado pelos pacientes para a renovação total do sorriso. A faceta de porcelana apresenta uma superfície lisa e de cor natural, com uma estrutura cristalina que confere propriedades ópticas excepcionais semelhantes ao esmalte do dente e altamente resistentes ao manchamento, além de longa duração e resistência. Pelo fato da faceta ser uma camada fina de porcelana, com uma espessura semelhante a uma lente de contato, ela permite restaurar os dentes de forma pouca invasiva em diversas situações, incluindo descoloração e manchamento por antibióticos e fluorose; dentes que foram submetidos a tratamento de canal e dentes escurecidos pela idade. Outras indicações são pequenas fissuras e defeitos na superfície do esmalte, causados pelo envelhecimento e trauma. Restaurações antigas que apresentam desgaste e manchamento são facilmente recobertas por este procedimento e o fechamento de espaços entre os dentes anteriores proporcionam uma melhora da aparência e do sorriso.

Clareamento dentário

O clareamento dentário é o procedimento estético mais procurado entre os pacientes. O clareamento caseiro e a aplicação no consultório sob supervisão do dentista têm atraído muito interesse. Seu objetivo é clarear os dentes, a fim de torná-los mais brancos. Um bom diagnóstico da real cor dos dentes e o seu grau de manchamento, juntamente com um adequando planejamento do caso e atenção à técnica, fazem com que o branqueamento seja um tratamento  mais simples e menos invasivo para branquear os dentes escurecidos e diminuir ou eliminar muitas manchas. O método mediato, realizado fora do consultório, é uma das opções de clareamento. Ele é realizado através de géis clareadores e moldeiras em silicone individualizadas. A técnica de clareamento imediato só pode ser realizada em consultório e sob a supervisão de um profissional. Nela, os géis clareadores têm a sua concentração mais alta que na técnica caseira e uma fonte de luz pode ser direcionada sobre os dentes, promovendo uma aceleração da ação do gel clareador e aumentando a velocidade de clareamento, o que torna o processo mais rápido.

clareamento dental em são miguel, clareamento dental na zona leste, clareamento dental em são paulo, clareamento de dentes na zona leste, clareamento de dentes em são miguel, clareamento de dentes em são Paulo, clareamento caseiro, clareamento na clínica, clareamento no consultório, clareamento dental a laser

Porcelana

O crescente sucesso da transformação estética dos dentes é, em grande parte, devido aos avanços em restaurações de porcelana pura. A porcelana é biologicamente compatível e bem tolerada, tanto pelos tecidos duros (dentes) como pelos tecidos moles (gengiva) da boca. Atualmente, as restaurações de porcelana do tipo metal-free são consideradas mais agradáveis e com melhores resultados estéticos. Translucidez, estabilidade de cor e brilho permitem uma longa expectativa de duração, na maioria dos casos. A porcelana pode ser escolhida para uma faceta laminada, uma coroa em porcelana sobre dente, coroa de porcelana sob implante ou uma ponte fixa de vários dentes em porcelana. Um dente de porcelana, corretamente e artisticamente elaborado com cor e formato que sejam condizentes aos dentes presentes, é muitas vezes impossível de ser diferenciado visualmente.

Resinas compostas

As resinas compostas têm sido um dos avanços mais notáveis na odontologia estética. Elas estão disponíveis com diferentes graus de translucidez e sua facilidade de manipulação e combinação de cores as tornam uma ótima alternativa para a tratamento estético das lesões cariosas de dentes anteriores e posteriores. As restaurações em resinas compostas são feitas diretamente nos dentes. Muitos pacientes perguntam sobre a durabilidade das restaurações em resina. A vida útil de uma restauração estética em resina depende de muitos fatores, incluindo a natureza e extensão da lesão de cárie, o procedimento escolhido para o tratamento, a qualidade do material de restauração utilizado, e, principalmente, a habilidade do cirurgião dentista. Outros fatores, como a higiene oral do paciente, a oclusão e hábitos adversos também devem serem levados em consideração. As resinas compostas são a alternativa estética para as antigas restaurações metálicas em amalgama. Tradicionalmente, essas restaurações eram conhecidas como incrustações metálicas. Hoje, novos materiais como cerâmicas, resinas laboratoriais e cerômeros substituem o metal, proporcionando resultados estéticos incríveis e duradouros.

Cirurgia plástica gengival

A cirurgia plástica gengival, também conhecida como gengivoplastia, é usada para corrigir o que é comumente referido como sorriso gengival. Um sorriso gengival é aparente quando a linha da gengiva parece estar cobrindo os dentes de forma excessiva, fazendo-os parecer curtos. Esse procedimento tem como objetivo remover o excesso de tecido ósseo e gengival, expondo uma maior quantidade de dente natural e proporcionando um sorriso mais agradável. Isso pode ser feito em um dente, para igualar aos demais, ou em vários. Após a remoção do excesso da gengiva, um refinamento deve ser feito, afinando o tecido gengival remanescente, de modo que o tecido pareça natural. Uma nova alternativa ao bisturi para este procedimento é o laser. O laser pode reduzir a quantidade de anestesia dentária necessária, diminuir a quantidade de sangramento e inchaço e, consequentemente, um melhor processo pós-operatório ao paciente.

O QUE É A LENTE DE CONTATO DENTAL?

Popularmente, o nome lentes de contato é usado para denominar as facetas de cerâmicas odontológicas ultrafinas. Elas possuem, em média, de 0,3 a 0,5 milímetros. “Isto possibilita executá-las com o mínimo preparo dental, conservando assim mais estrutura do dente intacta”, explica o dentista. Esses preparos sãos os desgastes dos dentes, que podem variar entre 0,2 a 1,5 milímetros, dependendo do caso. Mesmo com espessuras finas, os laminados após cimentados no dente tornam-se estruturas resistentes.

A FUNÇÃO DA LENTE DE CONTATO DENTAL

As lentes são comumente utilizadas como maneira de dar um novo formato aos dentes e sorriso. Além disso, o método pode reparar defeitos de coloração e casos de correção de múltiplos dentes. Alguns exemplos são os de curvas de sorriso invertida, corredor bucal amplo, diastemas e dentes curtos. “Cada caso deve ser avaliado individualmente. Por se tratarem de laminados bastante finos, existem algumas restrições para sua colocação”, alerta o profissional.

RESTRIÇÕES PARA O USO DE LENTES DE CONTATO DENTÁRIA

Vale ressaltar que a indicação para o uso das lentes deve ser feita após um exame clínico adequado por um profissional de dentística. Se o paciente apresentar alguma doença bucal, não deve colocar os laminados. Alguns casos que não podem passar pelo método são os que sofrem de:
- grande perda de estrutura dental sadia;
- fraturas ou trincas;
- cáries;
- manchas acentuadas;
- bruxismo não tratado;
- dentes com canal tratado.

ANTES E DEPOIS: OS CUIDADOS COM AS LENTES DE CONTATO DENTAL

Para que possa acontecer a colocação das facetas ultrafinas, o paciente precisa ter uma saúde completa. “É indicado também a realização de outros tratamentos estéticos previamente ao preparo e colagem dos laminados”, comenta Vinícius. O clareamento dental, por exemplo, faz com que o dente fique mais claro para fixar as lentes. Para quem zela por uma boa manutenção, hábitos de higiene e consultas periódicas ao dentista pode fazer durar 15 anos, ou mais, esse tratamento odontológico.

 

Você decidiu mudar seu sorriso para melhor, dar um tom mais estético. Mas aí pintou a dúvida sobre a melhor técnica para seus dentes. Ficou sabendo por um amigo a respeito da colocação de facetas de porcelana, e certa vez leu sobre lentes de contato dental. E agora, quais são exatamente as diferenças entre elas? A Sorriso de Monalisa conversou com a especialista em Estética e Dentística Kalina Diniz que listou as principais vantagens e distinções desses tratamentos.

FACETAS DE PORCELANA X LENTES DE CONTATO

Kalina explica que as facetas de porcelana são capinhas feitas de cerâmica com sete milímetros de espessura. Elas são cimentadas nas faces frontais dos dentes incisivos centrais para melhorar a aparência do sorriso. "Geralmente, necessita fazer desgastes nos dentes para fazer pequenas correções dentárias, além de clarear dentes escurecidos e manchados".

Já as lentes possuem uma diferença no momento da colocação. "São capas ultrafinas de cerâmica com cerca de 0,2 a 0,4 mm de espessura, minimamente invasiva, ou seja, com pequeno desgaste ou nenhum desgaste destinadas a branquear os dentes e /ou corrigir a estética".

QUAL É A MAIS INDICADA?

Tudo vai depender da sua necessidade dentária. A lente, por exemplo, é mais indicada para correções. "Como fechamento de diastemas, aumento do comprimento dos dentes, largura e arredondamento de ângulos", afirma. Ela é tão fininha que parece transparente, por isso ganhou o nome de lente de contato dental. Interessante né? Por outro lado, a faceta é indicada para quem não está satisfeito com a cor do seu sorriso ou está incomodado com aquele dente girado ou desalinhado. Para chegar numa decisão, converse com seu dentista antes, combinado?

OS BENEFÍCIOS DAS FACETAS E LENTES

Kalina prova que as vantagens das duas técnicas são bem idênticas e quem optar em fazer qualquer uma, sairá no lucro com um belo conjunto de dentes.

- Rapidez de tratamento, que leva, em média, três consultas .

- Baixa manutenção, até por que a porcelana não altera a cor.

- A longevidade da técnica que costuma durar de 10 a 15 anos ou muito mais.

 

POR QUE INVESTIR NA REABILITAÇÃO DA SUA BOCA

A cavidade oral é composta por dentes, gengiva e osso. Se uma dessas estruturas é danificada, ou perde sua utilidade devido a algum trauma ou patologia, é possível reparar o problema por meio da reabilitação. “A ideia é devolver ou criar uma condição funcional mastigatória, fonética e estética que melhore a qualidade de vida do paciente”, explica Ariovaldo. Segundo ele, o processo pode ser parcial ou total, dependendo do grau de comprometimento dessas funções.

É importante lembrar que o planejamento não visa apenas o lado estético. Ele é, de acordo com o especialista, um meio de manter o equilíbrio da saúde bucal e prevenir que outras estruturas sejam prejudicadas. “A falta de um molar, por exemplo, pode desencadear a movimentação dos dentes vizinhos, alterando o posicionamento da arcada ou levando o paciente a desenvolver o hábito de mastigar apenas do lado oposto ao dente perdido, sobrecarregando a musculatura e a dentição”, justifica.

SAIBA PARA QUAIS PACIENTES O TRATAMENTO É MAIS INDICADO

Os principais candidatos a um planejamento bucal são aqueles que apresentam a falta de vários dentes. Além deles, os pacientes que tenham problemas digestivos como o refluxo ou a gastrite também são indicados. No caso desses, Ariovaldo explica que o motivo é a desmineralização do esmalte dental, que acaba causando desgaste excessivo e hipersensibilidade. “Já para reabilitação total, os aconselhados são aqueles que, ao longo da vida, passaram por vários tratamentos odontológicos sempre com o mesmo objetivo”, explica.

SÓ UM PROFISSIONAL É HABILITADO PARA REALIZAR O DIAGNÓSTICO

O especialista ressalta que esse tipo de trabalho é realizado por um clínico geral experiente ou por uma equipe multidisciplinar, já que diversas especialidades são envolvidas no planejamento. “A sequência do tratamento é muito importante. É como uma orquestra em que cada instrumento tem o momento certo para entrar”. Segundo o dentista, na odontologia, cada especialidade deve seguir uma sequência lógica durante o tratamento para que, assim, seja otimizado tempo e custo, alcançando o melhor resultado final possível.

São Miguel Pta | SP

Rua Arlindo Colaço, 328
2º - Andar, conj 24

Entre em contato

11 2033-0728/2956-4941
(11) 94714-1041
@odontologia_sorrisodemonalisa

Atendimento

Segunda à Sexta-feira
08:30h às 18:30h

Agendamento

Solicite um agendamento agora mesmo