Implante dentário sem cortes

IMPLANTE DENTÁRIO SEM CORTES?

Muitas pessoas fogem de tratamentos dentários por medo da dor. A boa notícia é que as clínicas odontológicas têm investido bastante em tecnologias com o objetivo de trazer novas técnicas que reduzam o sofrimento dos pacientes durante o tratamento, que deve ser o menos traumático possível.

O método tradicional de implante dentário é realizado com o paciente anestesiado, para que ele não sinta dor durante o processo, pois nesse tipo de implante é feita a abertura dos tecidos gengivais para que o tecido ósseo seja exposto para a realização da fresagem. O procedimento é seguro, mas requer suturas e os tecidos bucais demoram um tempo para cicatrizar completamente.

Já a cirurgia guiada, também chamada de implante dentário sem cortes, é uma técnica inovadora que possibilita o implante com muito mais conforto e rapidez. Conheça mais sobre esse procedimento e saiba quais são as suas principais vantagens no post de hoje!

COMO FUNCIONA O IMPLANTE DENTÁRIO SEM CORTES?

Em um primeiro momento, é necessário realizar uma tomografia computadorizada tridimensional de toda a arcada dentária do paciente. Com o resultado em mãos, o profissional poderá fazer uma guia cirúrgica com a imagem obtida em um programa de computador, por meio de um software específico.

O cirurgião-dentista planejará o implante dentário de forma virtual, podendo escolher a posição e a inclinação ideal, além dos locais que serão perfurados. Tudo isso será feito sem precisar acessar a gengiva do paciente.

É confeccionada a guia cirúrgica que direcionará o local exato para instalar o implante. Com a guia cirúrgica posicionada na boca do paciente, o cirurgião terá orifícios apontando onde precisará ser feita a fresagem, ou seja, a única parte que precisará ser removida da gengiva é o ponto onde o implante será instalado.

QUAIS AS SUAS VANTAGENS ?

Como você percebeu, o procedimento é simples e o uso da tecnologia contribui para torná-lo mais rápido e eficiente.

Sem a necessidade de cortes na gengiva e, consequentemente, sangramento e suturas, o tempo da cirurgia é bastante reduzido, bem como o pós-operatório — muito mais confortável e seguro para os pacientes, com menos inchaço, menos dor e com uma cicatrização muito mais rápida.

A quantidade de anestesia necessária é menor e, como o procedimento cirúrgico é menos invasivo, a probabilidade de erros é reduzida, já que o implante dentário é detalhadamente planejado previamente.

Outra vantagem expressiva é a rapidez com que o procedimento pode ser realizado. Depois de realizar o planejamento, é possível confeccionar a prótese e instalar no mesmo dia. Uma grande comodidade a seus pacientes, não é mesmo?

QUAL A TECNOLOGIA E OS MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA ESSA CIRURGIA?

O implante dentário sem cortes é um procedimento altamente moderno que substitui a cirurgia convencional com eficiência e precisão, já que se utiliza a tecnologia da imagem tridimensional (3D).

Os instrumentos utilizados são de fácil acesso, sendo a tomografia computadorizada da arcada dentária, a guia cirúrgica e uma lâmina cirúrgica. Destaca-se que não é necessário sequer dar pontos no local.

O PACIENTE SENTE DOR COM ESSE PROCEDIMENTO?

Como dentista você certamente sabe que muitos pacientes deixam de realizar tratamentos dentários em razão do desconforto e dores que alguns procedimentos causam.

Nesse sentido, o implante sem cortes veio para modificar essa realidade. Como a técnica não demanda cortes, suturas e pontos, não há que se falar em procedimentos dolorosos. Ressalta-se que a anestesia aplicada é suficiente para tornar a cirurgia tranquila e indolor.

Você poderá tranquilizar seus pacientes e assegurar que todo o procedimento será realizado com conforto e segurança, reafirmando o seu compromisso de cuidar do sorriso das pessoas sempre com o uso das melhores e mais modernas técnicas.

ESSA TÉCNICA É MENOS EFICAZ QUE A CIRURGIA TRADICIONAL?

Ao receber seus pacientes no consultório e apresentar a técnica, é normal que fiquem receosos quanto à eficiência do procedimento. Por isso, é importante que você saiba informá-los o quanto os índices de sucesso são expressivos.

Em geral, mais de 98% dos implantes dentários sem cortes dão certo e o sucesso desse procedimento tem uma grande ligação com os cuidados tomados após a cirurgia. Ou seja, quando feita por um profissional capacitado e o paciente segue as orientações no pós-cirúrgico, consegue-se retornar a uma vida normal e feliz.

Vale lembrar que o implante dentário pode ser feito por qualquer pessoa que tenha perdido um dente, não apenas idosos que fazem uso de dentaduras.

COMO É A RECUPERAÇÃO DA CIRURGIA?

Assim como o procedimento em si, a recuperação de um implante sem cortes é bem tranquila, uma vez que o procedimento é, realmente, pouco invasivo. Como o posicionamento do implante virtual é feito com extrema precisão, os índices de erros são mínimos, o que também favorece a recuperação.

Como toda cirurgia, é preciso que o paciente tenha alguns cuidados no pós-operatório:

  • sempre escovar os dentes implantados após as refeições, já que o acúmulo de resíduos e a falta de higienização diminui a vida útil do implante;
  • evitar o hábito do fumo, pois as substâncias contidas no cigarro podem afetar os implantes;
  • ter o cuidado de realizar, ao menos, duas radiografias por ano;
  • não roer as unhas;
  • visitar o dentista com frequência para limpeza das próteses;
  • prestar atenção quanto aos cuidados gerais de manutenção.

Perder um dente é uma situação desagradável e que gera inúmeros reflexos na vida de um paciente. O implante dentário sem cortes é um grande avanço proporcionado pela tecnologia e tem dado mais qualidade de vida a milhares de pessoas. Como você viu, a técnica possui resultados expressivos, sendo uma alternativa indolor e segura para resgatar o sorriso de seus pacientes!

Fonte: TePe

São Miguel Pta | SP

Rua Arlindo Colaço, 328
2º - Andar, conj 24

Entre em contato

(11) 2956-4941/2033-0728
(11) 94714-1041

Atendimento

Segunda à Sexta-feira
08:30h às 18:30h

Agendamento

Solicite um agendamento agora mesmo