Lentes de Contato Dentais ou Facetas Dentais

Lentes de Contato Dentais ou Facetas em Resina Composta

A possibilidade de se utilizar as Lentes de Contato Dentais ou Facetas em Resina Composta da mesma forma que as Lentes de Contato em Porcelana é dominada por pouquíssimos dentistas, pois requer técnica apuradíssima, além de muita habilidade para dar ao Paciente o resultado que ele ou ela espera e merece.

Aqui, na Clínica Sorriso de Monalisa, Você pode contar com toda a experiência da Dra Paula Galicio, Especialista também neste tipo de procedimento.

As lentes de contato são utilizadas para correções marcantes de formas dos dentes, além da recuperação de desgastes causados pelo bruxismo.

Em busca de um sorriso cada vez mais simétrico e branco, cresce o número de pessoas que recorrem a tratamentos odontológicos com o uso de lâminas ou facetas. Se este é o seu caso, há duas técnicas mais conhecidas que podem ser usadas: as resinas compostas ou as lentes de contato de porcelana. Mas qual escolher?

A técnica empregada vai depender de uma série de fatores e fica para o profissional a escolha pelo tratamento mais adequado.

Anteriormente, as facetas em resina eram usadas para fechamento de pequenos espaços entre os dentes e em situações de urgência estética, como fraturas imprevistas. Atualmente e com o moderno conceito de odontologia minimamente invasiva, onde técnicas e materiais odontológicos convergem para a máxima conservação da estrutura dentária, a resina composta é utilizada para cobrir a mesma extensão que as lentes de contato em porcelana.

 

   

                                Lentes em Porcelana

 

 

Lentes em Resina Composta

Em termos gerais, as resinas compostas são materiais de aplicação direta que o próprio cirurgião-dentista confecciona, enquanto que as lentes de contato de porcelana são fabricadas por um técnico em prótese dentária sob a orientação do odontólogo.

A grande diferença entre as duas técnicas está justamente aí. “Quando utilizamos as resinas compostas não é necessário, na grande maioria dos casos, realizar desgastes na estrutura dentária, enquanto que, para as lentes de porcelana, há necessidade de se fazer uma pequena redução ou desgaste dos dentes, cerca de 0,2 mm.

Quanto a cuidados, as resinas compostas requerem acompanhamento, sendo mais suscetíveis a manchamentos, o que vai depender também da dieta alimentar, uso de cigarro e do consumo de corantes em geral.  “Tudo isso o profissional  avaliará na primeira consulta. É preciso saber os hábitos do paciente antes fazer indicação de uma ou outra técnica”.

A porcelana é mais resistente do que a resina, mas, na hora do reparo, esta última conta com uma vantagem. Isso porque, segundo a especialista, o paciente tem que saber que a lente de contato, uma vez colada, demandará mais trabalho para ser substituída, sendo necessário o uso de brocas para sua remoção.

Apesar de não ser um ponto fundamental na escolha da técnica empregada, o valor é outra grande diferença entre os tratamentos. Se você pretende economizar, é melhor torcer para que o uso das resinas seja o indicado para você. O tratamento pode ser até 40% mais barato que as porcelanas.

“Mas, fora tudo isso, é importante que o paciente saiba que a estética ou mesmo a questão do preço não pode vir sozinha e sim sempre de mãos dadas com a função. Isso fará com que o tratamento, não interessa qual, funcione excepcionalmente”

faceta de resina, é uma cópia idêntica de um dente natural realizada através da adição de resina composta. A resina recobre a parte da frente do dente como uma capa. Desta forma mascara imperfeições que mereçam tratamento, seja uma mancha, fratura, trinca ou aparência envelhecida do dente.

A faceta pode ou não precisar de desgaste da superfície do dente, somente o dentista poderá avaliar cada situação. E é realizada diretamente no consultório odontológico. Ou seja, se você quer ter um belo sorriso, de forma rápida e prática, a faceta de resina é uma excelente opção, pois o que lhe incomoda e tira a beleza de seu sorriso estará “escondido” por trás da faceta.

Indicações: Todas as indicações priorizam a estética e o restabelecimento da forma e função do elemento dentário.

  • Modificação da forma ou posição dos dentes* – tem sua indicação favorável em casos de dentes levemente mal posicionados;
  • Correção estética de defeitos estruturais (como manchas ou alterações na superfície do dente);
  • Modificação de cor – dentes com alteração de cor que não respondem bem ao clareamento dental;
  • Reconstrução de fraturas;
  • Restauração de lesões cariosas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentário: *No caso de dentes mal posicionados, a primeira opção de tratamento é a Ortodontia, só devendo ser utilizado o recurso de facetas de resina, na impossibilidade de realização do tratamento ortodôntico.

O que é Lente de Contato Dental ?

As lentes de contato dental ou lentes de contato de porcelana, são “capas” de cerâmica projetadas para cobrir a superfície frontal dos dentes. Funcionam de forma muito

parecida com as facetas de resina, e quando coladas na superfície do dente, as lentes de contato dental podem mudar sua cor, forma, tamanho ou comprimento dos dentes normais.

É um tratamento estético rápido e não tem necessidade de anestesia. Também é realizado no consultório odontológico, mas normalmente necessita de mais consultas para sua finalização.

A espessura da peça varia de 0,2 mm a 0,5 mm de espessura, que se compara à lente de contato para os olhos, daí o nome lente de contato dental. Por isso muitas vezes é possível realizar esse procedimento com mínimo ou nenhum desgaste do dente.

Indicações:

As lentes de contato dentais são indicadas para:

  • Estética / Sorriso Perfeito;
  • Dentes desgastados, lascados ou quebrados;
  • Dentes desalinhados*, com espaços entre eles (diastemas);
  • Dentes com formato irregular ou má formações;
  • Dentes com leve alteração de cor, entretanto, nestes casos é necessário desgaste da superfície dental, para que o laminado tenha uma espessura suficiente para recobrir e mascarar a cor do dente. Quanto maior a alteração da cor, maior a necessidade de desgaste.

Quanto tempo duram as facetas de resina e as lentes de contato dentais em nossa boca?

A durabilidade tanto da lente de contato dental, quanto da faceta de resina é longa, mais de 10 anos, mas depende muito dos cuidados que temos com nossos dentes. Não são necessários procedimentos especiais de higiene bucal, mas é importante que seja mantida boa escovação e uso de fio dental. Além disso não se deve usar os dentes parir potes ou embalagens, nem roer unhas. Cuidado adicional deve ser tido em pessoas que tem bruxismo.  Neste caso deverá utilização placas miorelaxantes!

Para dar uma ideia melhor a faceta de resina costuma durar cerca de 10 anos, enquanto a lente de contato dental em porcelana, dura em torno de 15 anos. Lembrando sempre que a durabilidade depende dos hábitos de cada pessoa.

É importante salientar que apesar de a resina ter uma durabilidade menor, ela permite pequenos reparos e muitas vezes é possível fazer apenas um polimento da superfície ao invés da troca de toda a restauração.

Agora que você já sabe a diferença de cada uma das opções de tratamento, agende uma consulta para saber mais.

 

 

São Miguel Pta | SP

Rua Arlindo Colaço, 328
2º - Andar, conj 24

Atendimento

Segunda à Sexta-feira
08:30h às 18:30h

Agendamento

Solicite um agendamento agora mesmo

Atendimento Particular

(11) 2956-4941

Atendimentos Convênio

(11) 2033-0728
Open chat